Tratamentos / Programas Específicos

Você está aqui > Tratamentos / Programas Específicos

Programa Psicoeducativo e Orientação familiar

Estudos recentes destacam como as famílias experimentam uma sobrecarga significativa, após algum de seus membros padecer de alguma lesão cerebral ou de uma síndrome demencial. Em ambos os casos, as recomendações são que lhes seja dado apoio, para enfrentar os desafios cotidianos.

Sabemos que forte sensação de estresse e sofrimento acontece no primeiro ano do acometimento ou após o diagnóstico, mas a maneira como o sofrimento acontece é bastante diferente em cada indivíduo. No caso de familiares de pacientes com lesão cerebral, o impacto é extremamente grave no início, já que o membro da família deixa de ser saudável de um momento a outro.

Por outro lado, diante a instalação de uma síndrome demencial no idoso, podemos observar inicialmente, certa negação do paciente e familiar em relação à percepção da doença. Mesmo recebendo o diagnóstico observa-se a necessidade da confirmação, que só aparece na convivência, descoberta, que acontece de forma gradativa na medida em que a pessoa mostra sinais de comprometimento ou apresenta alterações comportamentais, as quais causam maior impacto, preocupação e desconforto entre os membros da família.
No Check-up o programa de orientação e apoio a familiares vítimas de dano cerebral é diferente de acordo ao momento que está vivenciando a família em consequência do problema do paciente.

Nosso programa é fornecido em três modalidades:
  • Apoio Psicológico: espaço no qual o familiar pode discutir as emoções, sentimentos e frustrações em relação à situação;
  • Apoio Psicoeducativo: espaço informativo e de discussão, no qual são explicadas as caraterísticas e condições da doença, sendo proporcionadas estratégias para lidar com algumas situações do cotidiano em relação a cuidados e a forma de enfrentar as situações problemáticas;
  • Trabalho Colaborativo (associado ao tratamento): incentivamos ao familiar, para participar do tratamento, fazendo a escolha da meta de intervenção em conjunto com o paciente (quando é possível),  colaborando no processo e monitorando os resultados.

Embora, nosso programa esteja disponível para ser solicitado em forma avulsa, a qualquer momento, ele faz parte da maioria das intervenções conduzidas no Check-up do Cérebro.

Entendemos que o trabalho colaborativo com a família é indispensável, pois aumenta as probabilidades de sucesso do tratamento devido à aliança: terapeuta-paciente e familiar. De ali a relevância da orientação familiar em qualquer que seja o tratamento escolhido.

 
Copyright © 2016 - Check-up do Cérebro - contato@checkupdocerebro.com.br