Tratamentos / Programas Específicos

Você está aqui > Tratamentos / Programas Específicos

Programa de Treino cognitivo

Os programas de Treino Cognitivo estão sustentados nos conceitos da plasticidade neural do cérebro, visam a restauração da função perdida e/ou encorajamento da reorganização neuroanatômica, uma vez que considera que o déficit cognitivo pode melhorar mediante o treino repetido e a prática estruturada de tarefas específicas.

Porque fazer?
  • Em adultos com lesões cerebrais leves e moderadas ou em situações de comprometimentos cognitivos leves, o treino cognitivo pode promover a reconexão de circuitos neuronais lesados ou encontrar formas compensatórias de atividade funcional.
  • O treino cognitivo em estágios iniciais de demência (por ex. Alzheimer), pode retardar a perda cognitiva uma vez que foram observadas respostas de neuroplasticidade, nesta população.
  • Em idosos saudáveis, o treino cognitivo pode melhorar diversas habilidades cognitivas, por ex. memória,  tempo de reação para respostas e velocidade do processamento da informação, habilidades diminuídas, inclusive em adultos com déficits de atenção.
Como é realizado o treinamento cognitivo?

A maioria das técnicas empregadas neste programa, estão dirigidas a estimular estruturas cerebrais chaves como, por exemplo, o hipocampo, que desempenha um papel na aprendizagem e memória, e os lobos frontais, indispensáveis para o planejamento, tomada de decisões e manutenção da autonomia do ser humano, entre outras funções.

O Treino Cognitivo, pode ser conduzido de diversas formas dependendo da necessidade e condições do cliente. As sessões podem ser realizadas em forma individual ou em grupos pequenos, e as tarefas conduzidas em diversas modalidades desde o treinos com lápis e papel até as versões mais recentes de treinos computadorizados com programas específicos e videogames, entre outros formatos.

Contudo, para garantir resultados favoráveis, no Check-up do Cérebro o programa é conduzido por especialistas, prévio planejamento individualizado onde são traçados os alvos e modalidades de intervenção, além da frequência e duração das sessões, aspectos fundamentais para atingir resultados relevantes no tratamento.

O Programa de Treino Cognitivo é recomendável para:

* Pessoas que desejam fortalecer e aguçar seu desempenho cognitivo;
* Pessoas que desejam prevenir possíveis doenças cognitivas;
* Pessoas com déficit de atenção e/ou alterações de humor;
* Pessoas que tiveram lesões cerebrais e apresentam sequelas cognitivas;
* Pessoas com comprometimento cognitivo leve;
* Pessoas que sofreram AVC ou estão diagnosticadas com síndromes demenciais, por ex. Alzheimer em fase inicial.

 
Copyright © 2016 - Check-up do Cérebro - contato@checkupdocerebro.com.br