Tratamentos / Programas Específicos

Você está aqui > Tratamentos / Programas Específicos

Programa de Estimulação cognitiva enriquecida

Em forma geral um programa de Estimulação Cognitiva abrange uma série de atividades, conduzidas de forma individual ou por meio de dinâmicas grupais.

QUE VISA:
  • Estimular as competências cognitivas (memória, atenção, abstração, etc), mas em forma geral;
  • Incitar competências e habilidades sociais;
  • Exercitar a criatividade e capacidade artísticas dos participantes;
  • Promover o bem-estar físico, psicológico e qualidade de vida da pessoa.

A intervenção pode empregar abordagens Psicossociais, entre eles destacamos a Terapia de Orientação para a Realidade, onde são apresentados estímulos ambientais e dados da realidade social da pessoa e a Terapia de Reminiscência que tem o objetivo de aliviar o sentimento de confusão causado pelas dificuldades de memória.

Além disso, podem ser realizadas diversas atividades de estimulação multi-sensorial, entre elas:

  • Recreativas: através de jogos como palavras cruzadas, baralhos;
  • Artísticas: através de desenho, pinturas, artes manuais e outros;
  • Comunicação: através de dinâmicas grupais sobre tema de interesses;

No Check-up do Cerebro temos inovado e “enriquecido”  as intervenções com recentes Técnicas de Estimulação Cognitiva, provenientes de consensos internacionais, adaptadas à realidade cultural e socioeconômica de nossos clientes.

O Programa de Estimulação Cognitiva Enriquecida do Check-up do Cérebro:

Apresenta um planejamento customizado de acordo à necessidade individual de cada pessoa. As atividades são conduzidas por uma equipe interdisciplinar, de forma sistematizada e com metas específicas. O programa é reforçado com atividades psicoeducativas dirigidas ao familiar e/ou cuidador, além do apoio psicoterapêutico presente durante todo o processo.

Duração do Programa:

Nosso programa foi projetado para que ao finalizar o tratamento o paciente e/ou familiar apreendam a desenvolver as tarefas de estimulação dentro de seu contexto cotidiano. Além de treinar habilidades para conviver melhor com as limitações impostas pela doença, favorecendo dessa forma o bem-estar e qualidade de vida de nossos clientes;

Atualmente, trabalhamos com planos de intervenção com duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses. Finalizado o programa oferecemos a opção do acompanhamento terapêutico mensal ou bimestral, de acordo à necessidade de nosso cliente.

O programa de Estimulação Cognitiva Enriquecida é recomendável para:
  • Pessoas que desejem realizar alguma atividade mental individual ou grupal;
  • Pessoas com sequelas cognitivas moderadas (por ex. com problemas de memória, linguagem, atenção etc), proveniente de lesões cerebrais, estáveis ou progressiva
  • Adultos e idosos com alterações de humor, doença cerebrovasculares e/ou diagnósticos de demência (Alzheimer, Fronto-Temporal, etc) em fase inicial ou moderada.

         As intervenções visam promover a estabilidade de humor, evitar alterações de comportamento e preservar a adequação social

 
Copyright © 2016 - Check-up do Cérebro - contato@checkupdocerebro.com.br