Curso de Reabilitação Cognitiva: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Programação Atualizada em Base as Evidências Científicas Internacionais

I. PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE NORTEIAM O RACIOCÍNIO CLÍNICO DO TERAPEUTA

  • Caraterização e diferenças entre lesão encefálica adquirida estável (LEA) e doenças
  • neurodegenerativas;
  • Neuroplasticidade e prognósticos de recuperação em casos clínicos de LEAs e doenças
  • neurodegenerativas;
  • Reabilitação Cognitiva: Abordagens e Modelos de intervenção;
  • A prática clínica da RC baseada nos princípios da Neuroplasticidade;
  • Relevância dos Programas de Reabilitação Neuropsicológica de abordagem holística

II. A ESCOLHA DO DESENHO DE INTERVENÇÃO:    

  • Fatores que influenciam a escolha das intervenções em Reabilitação Cognitiva;
  • Análise do prejuízo cognitivo e outros problemas de saúde;
  • Análises dos fatores Comportamentais e Psicológicos;
  • Análise dos fatores ambientais, contexto familiar e social;
  • Análise do desempenho funcional e Ocupacional;
  • A escolha da intervenção mais conveniente: Implementação de um programa de Reabilitação
  • Neuropsicológica ou RC orientada a metas?

III. PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE RC BASEADA EM EVIDÊNCIAS:  

  • Reabilitação de déficits de autoconsciência;
  • Reabilitação de Problemas de Memória;
  • Técnicas e estratégias em Treino Cognitivo;
  • Introdução à Tecnologia Assistiva para problemas Cognitivos;
  • Reabilitação de deficiências na Atenção;
  • Reabilitação de deficiências no Funcionamento Executivo;
  • Reabilitação de deficiências visuoperceptivas;
  • Intervenções dirigidas a reinserção social e ocupacional;

IV. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A INTERVENÇÃO:

  • Analises dos processos cognitivos, orientados à realização de tarefas cotidianas;
  • Medidas de resultados indiretas baseadas na problemática do paciente;
  • Estabelecendo diferenças entre Objetivos e Metas;
  • Como identificar e estabelecer metas em RC;
  • Medidas de resultados da intervenção;
  • Planejamento do estágio de aquisição da meta;
  • Implementação de intervenções Psicoeducativas para o familiar e/ou cuidador;
  • Fase de Treinamento da Intervenção;
  • Fase de Generalização da aquisição;
  • Fase de Alta e Manutenção de resultados.

 

MODULO V:

REABILITAÇÃO COGNITIVA NO COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE (CCL) E DEMÊNCIA

  • Caracterização das síndromes demenciais e prognósticos de recuperação em casos clínicos de CCL;
  • Intervenções Não farmacológicas para o tratamento de problemas cognitivos em Idosos com CCL e demência;
  • Estabelecendo diferenças entre programas de: Estimulação Cognitiva, treino cognitivo e Reabilitação Neuropsicológica;
  • Intervenções Multicomponentes para o controle das alterações de humor e comportamento em idosos com demência;
  • Implementação de intervenções Psicoeducativas para o familiar e/ou cuidador de pessoas com demência
  • Planejamento estratégico em RC para pessoas com CCL e demência
  • Processo de alta e acompanhamento longitudinal em programas de RC dirigido a idosos com CCL e demência;
 
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