Avaliações específicas

Você está aqui > Avaliações específicas

Avaliação do Desempenho Funcional

Pessoas em condições de doenças neurológicas e/ou deficiências, apresentam problemas cognitivos que limitam seu desempenho nas atividades da vida diária.  Geralmente as tarefas cotidianas requerem que o indivíduo formule objetivos, planeje como alcançá-los e os execute apropriadamente. Por conseguinte, quando o indivíduo adoece é possível que seu nível de desempenho e autonomia fiquem reduzidas.

Diante essa situação a avaliação funcional pode ajudar a esclarecer as forças e fraquezas de algumas esferas do cotidiano, as quais envolvem cuidados consigo mesmo e com os outros, manutenção da casa, trabalho, obrigações financeiras, prática de esporte, atividades de lazer, bem como atividades comunitárias, sociais e espirituais.

A avaliação funcional examina a capacidade do indivíduo para desempenhar-se no mundo real, sendo a soma destas atividades as responsáveis por dar significado à vida das pessoas.

O processo está focado em três aspectos principais: 
  • Habilidades da pessoa;
  • Desempenho ocupacional;
  • Interação com o ambiente;

No Check-up do Cérebro, a avaliação do desempenho funcional é conduzida por Terapeutas Ocupacionais experientes, no entanto, caso seja necessária informações complementares consideramos a participação de outros profissionais da equipe. Este exame é indispensável no início de qual intervenção ou tratamento em nosso centro.

Quem deve fazer esta avaliação?

Apesar da avaliação estar disponível para qualquer pessoa que queira conhecer seu desempenho funcional, existem alguns grupos onde a avaliação é mais indicada:

  • Pessoas com sequelas de lesão cerebral adquirida (AVC, Tumores cerebrais, etc);
  • Pessoas com limitações motoras e/ou cognitivas;
  • Pessoas que apresentam doenças psiquiátricas, neurológicas ou neurodegenerativas (por ex. doença de Alzheimer,  fronto-temporal, Parkinson, entre outras);
  • Adultos e/ou idosos com problemas de memória ou suspeita de déficit cognitivo (comprometimento cognitivo leve).

 

COMO AGENDAR A CONSULTA

Geralmente a avaliação acontece no ambiente cotidiano da pessoa. Obtenha maior informação, sobre as condições da avaliação, através de nossa central telefônica (011) 5052-3536 ou no fale conosco.

 
Copyright © 2016 - Check-up do Cérebro - contato@checkupdocerebro.com.br