Recursos tecnológicos e Auxílios de memória

Você está aqui > Atendimento Clínico > Recursos tecnológicos e Auxílios de memória

Avanços recentes provenientes da Tecnologia Assistiva disponibilizam uma serie de recursos para facilitar o cotidiano de pessoas com dificuldades de memória e/ou outras deficiências cognitivas.

Atualmente no mercado, podemos encontrar uma variedade de dispositivos, geralmente eles são divididos em três tipos;  de baixa, média e alta tecnologia. Os de baixa tecnologia são equipamentos simples, em geral, de baixo custo. Os dispositivos de média tecnologia podem ser eletrônicos. Os de alta tecnologia são mais complexos, geralmente, empregam sistemas computadorizados. Entretanto, o uso de qualquer dispositivo requer uma escolha cuidadosa e um período de treinamento, a fim que o auxílio seja útil e cumpra o objetivo proposto.

Os auxílios de memória, geralmente, são inseridos para facilitar diversas atividades da vida diária como, por exemplo, lembrar de usar os medicamentos no horário adequado, orientar a pessoa, em relação a datas, lembrar compromissos como consultas médicas e reuniões sociais, controlar as finanças, auxiliar na preparação da alimentação, planejar tarefas cotidianas, entre outras atividades.

Em algumas situações, o uso do dispositivo pode ser uma medida de segurança, especialmente, quando as dificuldades de memória podem colocar em risco a sobrevivência da pessoa ou de terceiros como, por exemplo, esquecer o fogão ou ferro ligado, deixar a porta aberta ou não lembrar o endereço da casa

No Check up do Cérebro o ajudaremos a escolher o dispositivo mais adequado para suas necessidades, além de fornecer o treinamento para seu uso eficiente !

 

newphoto2

 

 
Copyright © 2016 - Check-up do Cérebro - contato@checkupdocerebro.com.br