Bem-estar e qualidade de vida

Você está aqui > Publicações > Bem-estar e qualidade de vida

É possível reverter problemas iniciais de memória ou outros déficits Cognitivos?

memory-loss-280

A resposta para esta questão parece ser ‘isso depende’. Geralmente, quando a pessoa envelhece, podem surgir mudanças na memória ou outras habilidades cognitivas.
Quando o rebaixamento cognitivo é comprovado a pessoa pode ser diagnosticada com Comprometimento cognitivo leve (CCL). Em realidade está não é uma doença em si, pelo contrário, é uma descrição clínica. Mas dependendo de sua causa, o CCL é potencialmente reversível. Por exemplo, quando é devido ao uso de certos medicamentos, alterações de sono, depressão, menopausa, estresse ou outros problemas de saúde. Nesses casos, quando a doença ou situação subjacente é tratada as habilidades cognitivas podem melhorar ou ficar estáveis. Caso o CCL agrave e comprometa atividades da vida diária, podemos estar falando de um estágio inicial de Alzheimer ou outro tipo de demência.
As razões pelas quais alguns idosos tem mais chances de reverter o diagnóstico e voltar a ter um desempenho cognitivo normal estão sendo recentemente estudadas. É o caso de uma pesquisa conduzida pela Universidade de Medicina em Austrália, que analisou os fatores preditivos de reversão do CCL durante 2 anos em um grupo de 223 idosos. Do grupo de idosos só 66 idosos conseguiram reverter o quadro. Dentre os fatores preditivos de reversão, foram referidos o estilo de vida dos idosos, com atividades mentais complexas e abertura a novas experiências. Além disso, foram notadas habilidades sensoriais aguçadas (visual e olfatória) e um maior volume nas estruturas do hipocampo e amígdala esquerda, entre outros fatores.
Entretanto, para quem se preocupa com a sua memória ou a de um ente querido, fazer um Check-up do funcionamento cognitivo, além de ser uma atitude preventiva, é uma ótima oportunidade para conhecer as forças e fraquezas de nosso desempenho cognitivo, além de ser relevante para reconhecer que tipo de atividades são mais apropriadas e/ou desafiadoras, para potencializar nossa atividade cerebral.
Dra. Jacqueline Abrisqueta-Gomez
Diretora do Check-up do Cérebro

VOLTAR


 
Copyright © 2016 - Check-up do Cérebro - contato@checkupdocerebro.com.br